Empreendedora: esteja preparada!

eliane_nobrega

O dia 19 de novembro se tornou uma data importante nos quatro cantos do planeta e que tem a ver com minha vida. Trata-se do Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Por isso, escolhi como data da estreia do meu blog, que terá um pouco das minhas experiências pessoal e profissional combinadas com dicas para você que, como eu, sonhou, ainda sonha ou já tem seu próprio negócio.

Na verdade, não existe uma fórmula mágica. Eu, por exemplo, sem planejamento e experiência, abri uma serralheria, fechei e voltei a trabalhar como diarista. Mas os meus erros não mataram os meus sonhos. Pelo contrário. Ensinaram muito. Parei para pensar, e comecei tudo de novo. Sabia como funcionava uma demolidora porque já tinha trabalhado com o meu marido e decidi investir nesse segmento. Mas eu queria uma empresa diferente das atuais. Como só estudei até a 7ª série do Ensino Fundamental e não tinha condições financeira para fazer cursos ou investir na empresa nova, eu precisava reconstruir a minha empresa falida. Pedi para o contador fazer as alterações necessárias, procurei o SEBRAE, participei de cursos e palestras, que me ajudaram a “abrir” minha visão e a organizar as ideias.

Persisti bastante ao lado do meu filho, que também atuava na área. Recebia ligações enquanto trabalhava na casa das pessoas. Aos poucos, nosso trabalho ganhou espaço. Se tivesse desistido na primeira dificuldade, estaria, talvez, ainda sendo funcionária.

Ou seja, a persistência é fundamental para quem espera abrir seu negócio. Mas só vontade não é suficiente. Você precisa estar preparada. Absorva todo tipo de informação, conheça muito sobre o seu negócio, estude seus concorrentes. Os obstáculos são muito mais comuns do que se pensa. E você precisa saber como superá-los.

E você? Quais são seus temores? Tem um negócio e pensou em fechar as portas? Quais foram os motivos? Compartilhe suas histórias e dúvidas com o blog.

Deixe um comentário

