Estudo faz radiografia do empreendedorismo no Brasil

Florianópolis

Recentemente, estudo realizado pela Endeavor Brasil apresentou radiografia sobre o potencial do empreendedorismo em 14 capitais brasileiras. Trata-se do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que analisou mais de 50 indicadores, divididos em sete pilares –ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.

De acordo com Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor Brasil, o objetivo do estudo é “aprimorar o debate sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil”. No geral, o ICE pretendia responder perguntas como “em que áreas gestores públicos e organizações de fomento deveriam focar esforços para impulsionar o crescimento de empresas?” e “como ajudar empreendedores a escolher a cidade com as melhores condições para seu negócio?”

E você sabe qual cidade foi a campeã? Florianópolis. O segredo, segundo o estudo, está no planejamento. São Paulo, quem tem o 10% maior PIB do mundo, aparece na segunda posição.

Já as principais capitais das regiões norte-nordeste apresentam desempenhos inferiores na maioria dos indicadores. Por outro lado, tem duas grandes vantagens que podem ajudar empreendedores a crescer: uma cultura muito forte e favorável ao empreendedorismo e um crescimento econômico robusto.

Quer conferir o estudo completo? Acesse a página da Endeavor Brasil. http://www.endeavor.org.br/artigos/estrategia-crescimento/cenarios-e-tendencias/como-as-cidades-podem-ajudar-os-empreendedores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s