Uma pessoa nasce empreendedora ou é possível aprender?

Smiling business woman holding a clipboard

O tema é muito controverso. Alguns especialistas acreditam que já se nasce com as características de um empreendedor. Outros acham possível ensinar ou estimular isso na própria faculdade.

Por um lado, algumas habilidades do empreendedor são inatas e não podem ser aprendidas, na minha opinião. Eu acho que a disposição para assumir riscos e a persistência são características difíceis de ensinar, mas cursos de empreendedorismo podem complementar as habilidades naturais que os empreendedores têm.

Tenho certeza que aqueles que acreditam ter uma ideia de negócio para empreender não precisam ficar se perguntando se “nasceram empreendedores ou não”. A questão é muito mais de definir características e habilidades que precisam ser desenvolvidas para o negócio dar certo.

No Brasil, por exemplo, existem excelentes projetos, como o Sebrae. Lá, eu fui buscar técnicas, ferramentas, conhecimento, habilidades. Ou seja, tudo isso pode ser aprendido em sala de aula.

Em outras palavras, ajudam a fornecer a orientação, o apoio e o incentivo necessários para os empresários em potencial começarem a dar seus primeiros passos.

E você? Acha que o empreendedorismo pode ser aprendido em sala de aula ou já se nasce com esse dom?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s