Qual a importância de um plano de metas para 2015?

planejamento

Aumentar o faturamento, lançar produtos e serviços, chegar a novos mercados, conquistar a liderança em seu segmento: essas são algumas das metas mais perseguidas pelos empreendedores.

Mas, para chegar lá, é preciso uma boa dose de planejamento. Antes de montar um plano de metas para 2015, é necessário avaliar dois grupos de variáveis: as externas (o grau de aquecimento da economia, mudanças nos hábitos de consumo dos clientes etc.) e as internas (tamanho e competência da equipe, recursos necessários, resultados da temporada atual).

Com essas informações em mãos, será possível determinar objetivos realistas e montar uma estratégia para persegui-los. “O plano indica um caminho, como se fosse um mapa. Dessa maneira, o empreendedor consegue traçar uma rota prévia e antever os obstáculos”, diz Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP).

O que dizem os especialistas sobre isso:

“Quando enxergo para quem eu vendo (o cliente), com quem eu brigo (os concorrentes) e quem me ajuda (os fornecedores e os parceiros), consigo fazer um plano de metas para ser competitivo. É preciso sempre olhar o passado e tomá-lo como base para planejar o futuro.” — Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP.

“O plano de metas não deve ser visto como um documento engessado. Se a meta não está sendo alcançada, o gestor tem de tomar decisões rápidas.” — Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.

“Recomendo estabelecer até 15 metas, sendo cinco macro e dez operacionais. Crie o hábito de verificar mensal ou bimestralmente como está o andamento de cada uma delas. Lembre-se de delegar responsabilidades aos colaboradores.” — Alessandro Saade, professor do Master da BSP.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s