Sebrae premiará histórias de mulheres de sucesso

premio-mulher-de-negociosA participação feminina está mudando a cara do empreendedorismo no Brasil. As mulheres têm um nível de escolaridade maior do que os homens, investem mais em capacitação e são mais ousadas. Além disso, as empreendedoras abrem empresas principalmente por identificarem uma oportunidade no mercado e, por isso, seus negócios são mais estruturados. Para valorizar essas iniciativas, o Sebrae realiza, há 11 anos, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

“O prêmio é um reconhecimento às mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, e que têm histórias de vida que funcionam como exemplo para tantas outras mulheres que sonham em ser empreendedoras”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “São mulheres que venceram o preconceito, superaram a desconfiança dos familiares, fornecedores e parceiros comerciais e encontraram seu espaço”, ressalta.

As vencedoras da 11ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios serão conhecidas no dia 5 de março, quando ocorre a cerimônia de premiação na sede do Sebrae, em Brasília. As finalistas, vencedoras na etapa estadual, concorrem a troféus ouro, prata e bronze nas categorias de Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresas), Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI).

Nesta edição, referente a 2014, o prêmio recebeu o relato de quase 11,5 mil empresárias de todo o país, o que representou um crescimento de 64,2% em comparação ao número de inscrições da última edição. Os estados com o maior número de participações foram São Paulo (2.707), Rio Grande do Sul (977), Paraná (951), Bahia (844) e Rio de Janeiro (812). A maioria delas (63%) são donas de pequenos negócios, empreendem no setor de comércio e de serviços (89%), tinha, em 2014, entre 35 e 54 anos (55,57%) e nível superior completo (29%), seguidas por ensino médio completo (25%).

As ganhadoras do troféu ouro, prata e bronze receberão ainda um selo de vencedora nacional euma viagem para capacitação em território nacional. O 1º lugar de cada categoria também recebe uma viagem internacional para algum centro referência em empreendedorismo.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, mais do que um prêmio, este é o reconhecimento à gestão dessas empresárias brasileiras – um exemplo para muitas organizações do país. “A busca constante pela excelência da gestão leva as empresas a serem mais eficientes e eficazes, o que é fundamental para as micro e pequenas empresas atingirem a produtividade que tanto precisam para crescer nesse mercado cada dia mais competitivo”, ressalta Jairo.

Como funciona

Podem se candidatar ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios empreendedoras com mais de um ano de atividade fiscal, mais de 18 anos de idade e que não ultrapassem o faturamento anual de R$ 3,6 milhões. As mulheres preenchem, além da ficha de inscrição, uma autoavaliação do negócio.

O relato pode ser escrito a mão e deve destacar valores positivos que possam incentivar outras mulheres, tais como: iniciativa, visão de futuro, pensamento sistêmico, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e do gênero feminino, planejamento, estabelecimento de metas, busca de informações e de oportunidades.

As ganhadoras estaduais do prêmio só podem concorrer novamente após dois anos da sua premiação. As inscrições para a edição de 2015 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios começam na primeira semana de março e seguem até o final de julho por meio do site:

http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s