10 hábitos que podem atrapalhar o sucesso de empreendedores

negócios

O comportamento do empreendedor pode definir o sucesso ou o fracasso da empresa. Por isso, é preciso prestar atenção em algumas atitudes que podem interferir negativamente na vida e no negócio de um pequeno empresário.

Com a ajuda de Maria Rita Spina, diretora executiva da Anjos do Brasil, Conrado Adolpho, especialista em negócio digital, Luiz Guilherme Manzano, diretor da área de Apoio aos Empreendedores da Endeavor, e Fernando Rivera, CSO da Start You Up, a EXAME.com listou os principais maus hábitos dos empreendedores.

1.    Centralizar todas as tarefas

Ter uma rotina produtiva é essencial na vida de qualquer empreendedor. “Uma das coisas que interferem na produtividade é a centralização, o empreendedor não delegar funções e buscar estar presente em todos os momentos da empresa”, afirma Maria Rita.

2.    Não ter foco

Ter foco ajuda a nortear as decisões dos pequenos empresários. “Se ele não sabe onde quer chegar, ele não sabe como planejar o seu negócio. Ter um objetivo claro é super importante”, explica Adolpho. Para Rivera, nenhum negócio tem sucesso sem o acompanhamento e a atenção do empreendedor.

3. Ser otimista demais

Excesso de otimismo por parte do empreendedor pode interferir negativamente na administração do negócio. “Faz mal para o negócio porque ele sempre vai achar que será a exceção. Encare todos os problemas e tenha como base números e fatos”, recomenda Adolpho. “O otimismo excessivo atrapalha no planejamento de tempo e energia necessários às atividades”, completa Maria Rita.

4. Ter medo de crescer

Empreendedores de sucesso sempre estão em busca de oportunidades para desenvolver sua empresa. Por isso, é preciso refletir quando recusar determinadas oportunidades passa a ser um hábito. “É a questão de ter medo de deixar de ser sustentável e perder a noção do tamanho do negócio”, afirma Adolpho

5. Criticar e reclamar muito

Criticar o mercado, os concorrentes e até mesmo os clientes não deveria ser um hábito de pequenos empresários. Para Adolpho, a crítica excessiva faz com que o empreendedor não consiga olhar para os próprios problemas. “O empresário tem que assumir a responsabilidade e terceirizar o problema não ajuda em nada”, diz.

6. Não ouvir as pessoas

Muitas vezes, empreendedores se fecham e esquecem de ouvir as pessoas importantes para sua empresa. “Ele tem que ouvir todo mundo, fornecedor, investidor e cliente. Sejam críticas, problemas ou sugestões”, afirma Manzano. Para Rivera, escutar conselhos de mentores é essencial e pode ajudar a melhorar o negócio. “Eles sabem muito bem administrar seu financeiro, implementar práticas eficazes de marketing e como também encantar clientes”, ensina

7. Se descontrolar facilmente

Saber lidar com as emoções em momentos críticos é indispensável para quem deseja ter sucesso como empreendedor. “É preciso ter cabeça fria para analisar o cenário. Caso contrário, você acaba sucumbindo à pressão”, afirma Adolpho.

8. Deixar a capacitação de lado

Falta de tempo não deveria ser desculpa para empresários deixarem de ir a workshops, palestras ou feiras. “Um dos grandes obstáculos de uma aceleradora é fazer o empreendedor entender que precisa se preparar para desenvolver uma visão de 360 graus sobre seu negócio”, afirma Rivera. O primeiro passo é descobrir quais habilidades ele precisa desenvolver.

9. Sacrificar a vida pessoal

O empresário não deve deixar que o negócio controle sua vida. Especialistas afirmam que é preciso ter um plano de negócio e um plano de vida. Empreendedores devem reservar um tempo para ficar com a família, administrar a empresa e para cuidar da própria saúde.

10. Não cuidar da gestão de pessoas

Ter uma equipe unida e motivada é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Entretanto, muitos empreendedores ainda não percebem que é preciso acompanhar de perto os seus colaboradores. “As pessoas que estão por trás de todos os processos da empresa. Cuidar do marketing, das vendas e não cuidar da gestão das pessoas é um erro”, afirma Manzano.

Fonte: Exame.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s