Entrevista: Fátima Lisboa, confeiteira e garota-propaganda

Você já deve ter pensado porque uma pessoa decide abrir um negócio. Alguns detalhes influenciam a mudança na vida de uma mulher. Muitas querem apenas aumentar a renda familiar. Outras estão desempregadas. E tem aquelas que sempre desejaram ter algo próprio. Em momentos distintos de sua vida, a empresária Fátima Lisboa combinou essas características. Uniu necessidade com paixão e transformou sua confeitaria em sucesso. Recentemente, a proprietária da Fátima Lisboa Bolos se tornou uma espécie de garota-propaganda da Feira do Empreendedor 2015. Estampou as principais peças publicitárias do evento promovido pelo Sebrae, em São Paulo (SP).

Fátima Lisboa

Fátima Lisboa

A empreendedora estreia a série de entrevistas do blog com as ‘mulheres que fazem acontecer”. Ela mostra que a arte de levar prazer as pessoas por meio de doces e salgados está em seu DNA e conta que programas como o de Ana Maria Braga foram fundamentais para despertar seu lado empreendedor. Ela também dá detalhes do histórico de sua empresa, e como superou os percalços para atingir os objetivos em seu negócio.

Confira o vídeo:

Nobres Mulheres: Quando despertou esse seu lado empreendedor?

Fátima Lisboa: Em um determinado momento, eu e meu marido ficamos desempregados e, por conta disso, começamos a fazer congelados e compotas para uma empresa. Um certo dia, vendo um programa de TV, vi uma cena que muito me emocionou. A Ana Maria Braga realizando o sonho de uma garotinha. Uma plástica no glóbulo da orelha para que pudesse usar brincos. Senti amor, emoção e pensei que todas as pessoas deveriam ser contagiadas por esse amor. Como? Com doses de açúcar e que pudessem sentir alegria e felicidade. Depois, assistindo a outro programa de TV – sempre de culinária- vi o culinarista Benjamim Abraão, pelo qual tinha grande admiração, fazer tortas de morango. Assim começou tudo. Tinha dois filhos pra sustentar e tinha que agir. Fiz 15 tortas e sai com meu filho caçula na rua, com um isopor debaixo do braço. Um quarteirão depois e já havia vendido todas as tortas. Emocionada e confiante, comecei. Todos os dias vendia tortinhas no comercio local. As pessoas começaram a perguntar se fazia bolos também e eu dizia que sim. Tudo que me perguntavam eu dizia sim. E, no dia seguinte, lá estava eu com a encomenda.

Nobres Mulheres: Por que decidiu ter seu próprio negócio?

Fátima Lisboa: Por que tive certeza da minha vocação. Em março de 2010, tive uma proposta de trabalho em uma empresa pública de comunicação, o emprego desejado por todos. Nunca meu telefone tocou tanto à procura de meus bolos e, por falta de tempo e pela primeira vez, recusei as encomendas. Menos de um mês depois, pedi demissão. Resolvi apostar integralmente na confeitaria.

Nobres Mulheres: Conte um pouco da história Fátima Lisboa Bolos?

Fátima Lisboa: Trabalhei na cozinha de minha casa por mais de dez anos e não havia mais capacidade física para atender à demanda. Um de meus primeiros clientes e amigos apostou em nós, ajudando financeiramente a abrir nosso negócio. Hoje, disponho de uma cozinha com uma área de trabalho de aproximadamente 50 metros quadrados e com os equipamentos básicos de uma cozinha industrial.

Iniciamos com as tortinhas e bolinhos individuais e passamos aproximadamente dez bolos por mês. Era uma renda insuficiente. Por alguns anos, tivemos outros trabalhos. A culinária ficava como complemento do orçamento. Hoje, fazemos em média 200kg de bolos mensais, além de outros produtos, como sobremesas, docinhos e salgados.

Nobres Mulheres: Quais foram as principais dificuldades no início?

Fátima Lisboa: O capital de giro e, principalmente, mão-de-obra especializada.

Nobres Mulheres: Que tipo de aprendizado um empreendedor pode absorver a partir dos percalços?

Fátima Lisboa: O maior aprendizado é de que nada se faz sem persistência.   Você também fica mais atenta aos erros de maneira a corrigi-los e tocar em frente.

Nobres Mulheres: O que você precisa fazer para se destacar em um mercado tão concorrido, como o de doces, por exemplo?

Fátima Lisboa: Em primeiro lugar, a qualidade e a alegria do que se faz, de modo a passar isto para o resultado final. Acredito, verdadeiramente, que o amor que tenho pelo que faço é transmitido aos meus clientes através de meus produtos.  De alguma forma, sou representada por meio de meus produtos nos melhores momentos da vida das pessoas, batizados, casamentos, aniversários, encontros de amigos, enfim.  Estou muito feliz por essa confiança.

Nobres Mulheres: Recentemente, você foi a estrela do filme da Feira do Empreendedor 2015, que ocorreu em São Paulo. Tornou-se uma espécie de garota-propaganda do evento. Como você reagiu ao convite?

Fátima Lisboa: Honrada e orgulhosa. A proposta veio como um presente de Deus em reconhecimento pela forma como encaramos os desafios: com amor e força.

Nobres Mulheres: Na sua opinião, por que você acha que o Sebrae a escolheu em meio a inúmeras empreendedoras no Brasil?

Fátima Lisboa: A indicação para a campanha da Feira do Empreendedor 2015 foi feita pelo Sebrae-SP devido ao fato de participarmos do Receita de Sucesso, assim como outras ações. Sempre buscamos o Sebrae-SP como parceiro, implementando as orientações recebidas nas consultorias, palestras, programas, etc. Além disso, essa entidade reconhece e valoriza aqueles empreendedores que se destacam no mercado. Acredito que, no nosso caso, tenha sido avaliado qualidade e atendimento.

Nobres Mulheres: Quais dicas você dá para quem sonha em ter um negócio próprio?

Fátima Lisboa: Em primeiro lugar, a certeza que a escolha de seu negócio é o ramo que mais lhe trará prazer. Em segundo lugar, use o auxílio do Sebrae, sempre pondo em prática o aprendizado obtido por meio desta relação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s