10 dicas para quem deseja empreender e começar bem

Largar o emprego e abrir a própria empresa não é fácil. Requer muita dedicação, planejamento e custos. Pensando nas pessoas interessadas em ter o seu micro ou pequeno negócio, o Sebrae elaborou uma série com dez dicas que estão disponíveis no canal da instituição no Youtube. Veja a seguir algumas dicas para quem deseja empreender e começar bem.

1. Tenha atitude

Um empreendedor não pode ficar parado e esperar as oportunidades aparecerem. Ter iniciativa, persistência e comprometimento são algumas habilidades para quem quer ter um negócio de sucesso. Além de determinação e otimismo para encarar os obstáculos do caminho.

2. Desenvolva a ideia de negócio

Interessados em abrir a própria empresa precisam desenvolver bem a ideia de negócio antes de investir capital. Definir bem quais são os custos para abrir o negócio, calcular o montante de capital de giro necessário e buscar um ponto comercial adequado são alguns passos importantes.

3. Defina o modelo de negócios

Os detalhes de um modelo de negócio podem ajudar o empreendedor a visualizar como será o seu empreendimento. Qual a necessidade do seu cliente? Para quem é seu negócio? Como será definido o preço do produto ou serviço? São alguns exemplos de perguntas que o empresário precisa responder.

4. Calcule as despesas da empresa

O que o seu negócio precisa para começar? Faça uma lista dos investimentos necessários como reformas, mão de obra, matéria prima, entre outros. E não se esqueça de outros gastos como aluguel, água e energia elétrica.

5. Foque no bom atendimento

Ter um bom atendimento é essencial para conquistar clientes e chamar a atenção de outros por meio da propaganda boca a boca. Empreendedores iniciantes não devem investir em expressões negativas, contar mentiras e ignorar reclamações de clientes.

planejamento

6. Invista no planejamento

O equilíbrio entre as demandas e os recursos que o empreendedor tem é essencial para que o empreendimento tenha um começo bom. Definir metas e estabelecer as estratégias são atitudes necessárias para um planejamento alinhado.

7. Faça o plano de negócios

Definir bem o mercado que você deseja atuar é o primeiro passo para quem quer ter o próprio negócio. Estudar os concorrentes, conhecer os clientes e pesquisar sobre os fornecedores são outros passos necessários.

8. Pesquise sobre o mercado

Consumir o produto ou serviço não significa que o empreendedor conhece bem o mercado. Por isso, para que o empreendimento seja um sucesso é preciso conhecer bem o mercado que você deseja atuar. O mercado pode fornecer informações valiosas para que os riscos sejam minimizados.

9. Busque um financiamento

Muitas vezes, os empreendedores não tem o capital suficiente para o negócio começar. Recursos para a compra de um imóvel ou um veículo podem vir de um financiamento. Informações sobre o negócio e os sócios são dados básicos para que o financiamento seja realizado.

10. Formalize sua empresa

A legalização de uma empresa é essencial para que ela possa crescer e prosperar. Decidir o tipo jurídico da empresa, definir o faturamento estimado e estabelecer a quantidade de funcionários são alguns passos para formalizar o negócio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s