Como pensar o futuro de um negócio

futuroNesse momento é interessante olhar para trás e analisar tudo que deu certo e errado, para tomar as lições necessárias e garantir melhores decisões no futuro.

Para fazer uma pequena empresa crescer, é necessário fazer um planejamento muito bom de recursos, onde não apenas dinheiro é necessário, mas principalmente capital humano de qualidade. Antever as necessidades futuras e começar a formar desde já os profissionais adequados é algo extremante estratégico.

Para buscar planejar o futuro do negócio devemos avaliar quais são as novas tendências do mercado, o que está mudando, e como devemos mudar junto para alcançar nosso objetivo. Uma empresa existe em função de seus clientes, e se a vontade do cliente é algo mutável, a empresa deve acompanhar o processo para manter-se útil e desejável pelo mercado.

Para acompanhar as tendências de mercado, devemos sempre observar o que a concorrência está fazendo, e como eles estão buscando ganhar espaço no mercado. Mais importante que isso, devemos observar o que é que a concorrência não está fazendo, e que pode ser desenvolvido como diferencial e percepção de valor no mercado. Buscar um processo de inovação constante é algo fundamental para se manter à frente no mercado.

Esta é uma época muito propícia para retrospectiva, reflexão e planejamento, mas a autocrítica é algo que deve estar presente nas empresas ao longo de todo o ano, pois hoje o mercado e as tendências mudam cada vez mais rápido, e quem não se adapta acaba ficando para trás.

Fonte: Exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s