5 lições de empreendedorismo de “Game of Thrones”

Planejamento, metas, desafios, complicações e intrigas políticas são alguns dos principais alicerces de “Game of Thrones”. Tais aspectos da série, que é uma adaptação dos livros de George R. R. Martin e cuja quinta temporada estreou no Brasil no último domingo (12/4), também estão presentes no dia a dia dos empreendedores.

game-of-thrones

Por isso, Pequenas Empresas & Grandes Negócios separou algumas lições que os empreendedores podem aprender com os personagens e as aventuras vividas por eles nas últimas temporadas da série. Confira:

1 – Não subestime os que parecem ser mais fracos
Um dos maiores erros dos inimigos dos Stark foi subestimar as crianças da família. Enquanto os Lannisters se preocupavam em eliminar Ned, Catelyn e Robb, os pais e o irmão mais velho do clã, e sequestrar Sansa, acabaram deixando escapar os pequenos herdeiros de Winterfell, Arya, Bran e Rickon.

Arya, por exemplo, foi prisioneira e fugitiva nas piores condições, mas persistiu. A garota coloca em prática um dos importantes ensinamentos de seu mentor, Syrio Forel: “Cada ferida é uma lição e cada lição nos torna melhores.”

2 – Exerça sua habilidade de argumentação
Na quarta temporada da série, Stannis Baratheon, um dos vários que batalham pelo Trono de Ferro, aborda o Banco de Ferro de Bravos para pedir um empréstimo. Em um primeiro momento, o Banco rejeita o pedido pelo fato de ele ter somente 4 mil soldados e 32 navios. Mas Davos Seaworth, fiel companheiro do lorde Baratheon, não fica calado: ele apresenta, com confiança, diversos argumentos a favor de Stannis e os motivos pelos quais o Banco deve ajudá-lo. “Só restou um líder confiável em Westeros e ele é Stannis. Ele tem o direito de nascença, tem a experiência como um comandante de batalha e não fica só falando em pagar as pessoas, ele de fato o faz”, diz Seaworth. E os banqueiros acabaram cedendo.

3 – Ouça as demandas
Daenerys Targaryen também quer o Trono de Ferro, mas está usando outros métodos para atingir seu objetivo. Enquanto marcha em direção ao Porto Real, a khaleesi está conquistando diversos reinos e tenta melhorar a vida dos povos destes enquanto o faz. Apesar de todo o poder que vem acumulando, Daenerys não deixa de ouvir os problemas de seus súditos e sempre faz o possível para atender aos seus pedidos.

4 – Não se acomode
A série “Game of Thrones” ficou conhecida pela grande quantidade de mortes fatais de personagens queridos. O erro mais comum entre estes foi terem ficado confortáveis, mesmo que por pouquíssimo tempo, nas posições em que estavam.

5 – Acredite no impossível
Bran, um dos mais jovens do clã Stark, tinha todos os motivos para desistir: ainda menino ele sofreu um acidente que o deixou paraplégico, perdeu vários de seus familiares e teve que fugir de Winterfell, seu próprio território, para tentar sobreviver. E, com a ajuda de seus amigos, conseguiu. O garoto não só descobriu ser um warg, ser que tem a habilidade de entrar nas mentes de animais e controlá-los, como percebeu que está destinado para feitos maiores do que ele jamais pôde imaginar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s