10 dicas para ajudar empreendedoras na arte de persuadir

mulher empreendedoraSer convincente é uma característica muito importante para qualquer empreendedor. Seja numa reunião mentores ou durante um rápido bate-papo com potenciais investidores, todo dono de negócio tem de saber vender sua ideia da melhor maneira possível.

Um estudo recente feito pela consultoria de recursos humanos Caliper mostra que as mulheres são verdadeiras mestras nessa arte. Segundo a pesquisa, as empreendedoras costumam se sair melhor quando tem de convencer alguém a aceitar uma ideia ou ponto de vista do que seus colegas homens.

Pensando nisso, a colunista da revista Inc, Yvonne Gu, que é estrategista de negócios, fez uma lista de 10 dicas para ajudar as mulheres a melhorarem e desenvolverem ainda mais a capacidade de persuasão. Veja abaixo:

1. Use seu lado forte
O estudo da Caliper mostra que as mulheres não só são mais persuasivas, como também são mais assertivas, mais propensas ao risco e sentem mais empatia do que os homens. A recomendação de Yvonne é que as empreendedoras usem mais dessas características no dia a dia profissional. “Se usadas no mundo corporativo, [essas características] se tornam muito valiosas”, diz.

Segundo ela, uma líder pode usar sua habilidade de conseguir ler a reação daqueles ao seu redor, por exemplo, para ser uma chefe mais receptiva e menos autoritária. “Em vez de forçar os outros a aceitar um ponto de vista, as mulheres tendem a ser mais gentis, uma qualidade muito mais útil.”

2. Encontre pontos em comum com os outros

Toda pessoa que conhecemos tem algo em comum conosco. Podem ser coisas bobas, como a preferência por uma estação do ano ou um hobby, mas esses pontos devem ser sempre detectados por um bom líder. Um gosto em comum é como um trampolim. “As pessoas serão muito mais receptivas e atenciosas se você estiver conectadas a elas em um nível pessoal”, diz Yvonne.

3. Sempre resolva problemas

Antes de começar a explicar sobre o seu produto, recomenda a consultora, faça algumas perguntas a quem está ouvindo. O importante é extrair as informações mais importantes para convencer o ouvinte de que o seu negócio pode mesmo ajudá-lo.

4. Desenvolva argumentos próprios

Quanto mais tempo um empreendedor atua num determinado setor, mais opiniões ele ouvirá sobre os problemas desse setor. “Com o tempo, você deve criar respostas para rebater essas reclamações. Uma das ferramentas mais importantes da persuasão é a habilidade de contrariar acusações com argumentos bem colocados e convincentes”, diz Yvonne. A consultora recomenda ainda que toda empreendedora se prepare para essas conversas o quanto antes, a fim de elaborar pontos consistentes para rebater objeções feitas pelos outros.

5. Seja persistente com os relacionamentos

Ao longo do caminho, todo empreendedor encontrará pessoas que podem não parecer muito interessantes ou úteis no curto prazo. Mesmo assim, insista no contato. “Você pode almoçar com um cliente potencial  que diz que não está interessado no seu produto. Contudo, alguns meses depois, essa pessoa pode mudar de opinião” afirma Yvonne. “Sendo educado e persistente, você pode fechar bons negócios.”

6.  Pesquise

Lembre-se que cada um está preocupado, antes de tudo, com sua própria vida e interesses. Portanto, antes e um encontro importante, pesquise sobre a pessoa que irá conhecer e tente acumular o máximo possível de informações sobre ela. “Se você vai a uma reunião sabendo exatamente o porquê a pessoa estaria interessada no que você tem a dizer, você tem mais chances de criar um relacionamento bem sucedido.”

7. Tome notas

Lembrar o nome de alguém ou algum detalhe sobre a última conversa que vocês tiveram faz toda a diferença na hora de firmar um relacionamento. Por isso, afirma Yvonne, muitas pessoas mantém um banco de dados com informações cruciais de quem conhecem. “Assim, se encontrar alguém que você sabe que é importante em um evento, você poderá rapidamente lembrar de detalhes preciosos para iniciar uma conversa.”

8. Repita o nome das pessoas

Nós respondemos de maneira diferente a conversas quando ouvimos o nosso próprio nome. Então, recomenda Yvonne, assim que souber o nome de um contato valioso para você, use esse nome na conversa algumas vezes. Segundo ela, funciona como uma maneira de aumentar o ego da pessoa em questão e, assim, fazê-la prestar mais atenção em você. “Os profissionais mais persuasivos que conheço no mundo usam essa tática.”

9. Use a “técnica do espelho”

A linguagem corporal é parte importante da comunicação, porque influencia a maneira como uma pessoa é vista pela outra. A “técnica do espelho” é uma técnica popular da linguagem corporal que ajuda a construir harmonia entre quem fala e quem escuta. “Ao conversar, ajuste sua imagem corporal à do ouvinte. Se ele transfere o peso de um pé para o outro, faça o mesmo. Você também deve ajustar o volume da sua voz para aumentar ainda mais a percepção de que vocês estão na mesma página”, afirma Yvonne.

10. Seja confiante

A confiança é um fator importante no sucesso empresarial. Quando tudo o que você transmite aos outros é medo e insegurança, você será vista como fraca. Em vez disso, aconselha Yvonne, interaja com confiança digna de quem sabe muito bem o está fazendo, mesmo que não saiba. “A confiança contagia os outros”, diz Yvonne.

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