Igualdade de gêneros melhora resultado dos negócios, diz pesquisa

mulher negóciosA Ernest Young (EY), uma das maiores consultorias corporativas do mundo, divulgou, no início de abril, um estudo inédito sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, o Women Fast Foward. A pesquisa global tem como intuito ajudar a aumentar o número de mulheres em cargos de liderança de empresas, chamando a atenção das grandes corporações para os benefícios da igualdade de gêneros no mundo corporativo.

A iniciativa da EY vem para tentar impedir a concretização de um cenário traçado em fevereiro, durante o último Fórum Econômico Mundial. Uma análise feita pela organização apontou que, mantidas as tendências atuais, a equidade de gêneros só será plenamente alcançada no mundo em 2095. “São mais oitenta anos – quatro gerações – para que as mulheres alcancem a igualdade como força de trabalho. Já faz muito tempo. Devemos esperar mais?”, diz a pesquisa.

Segundo o estudo, a igualdade de gêneros no mercado de trabalho pode trazes melhorias que vão desde maiores resultados financeiros até o crescimento do PIB (Produto Interno Bruno) de uma região. Para chegar a esses resultados, a EY entrevistou mais de 400 líderes de companhias da América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.  Veja abaixo alguns dados do estudo:

Existe uma correlação positiva entre o PIB per capita de cada país e a igualdade de gêneros nas empresas. De acordo com a EY, aumentar a participação feminina no mercado de trabalho poderia elevar o crescimento econômico tanto de economias desenvolvidas, como não desenvolvidas. Com essa mudança, o PIB da Índia poderia crescer até 27%.

Em todo o mundo, a força de trabalho feminina contribui direta e indiretamente para o aumento dos ganhos produtivos dos países. A pesquisa afirma que setores tradicionalmente masculinos poderiam aumentar sua produtividade em até 25% com a entrada de mulheres. Aumentar a renda feminina faz com que os investimentos na educação, segurança, bem estar e saúde de crianças cresça também.

Igualdade de gênero em empresas traz maiores ganhos para acionistas e melhora a desempenho financeira. Uma análise feita de 2005 a 2009 apontou que as companhias com mais mulheres no conselho de administração do que a média se saem até 36% melhor financeiramente do que aquelas que não contam com participação feminina em seus boards.

Mulheres na política trazem mais prosperidade. De acordo com a EY, em regiões com instabilidade econômica, a presença de mulheres na governança faz com que a recuperação dessas áreas seja mais significante do que àquelas lideradas apenas por homens.

No mundo corporativo
O Women Fast Foward também divulgou a opinião de mulheres sobre a melhor maneira de acelerar a igualdade de gêneros. A maioria delas (35%) acredita que um dos fatores que mais pode ajudar a alcançar a equidade é a criação de boas oportunidades de crescimento. A maior parte dos homens (27%), por outro lado, acha que uma cultura organizacional de apoio seria a melhor forma de acelerar esse processo. Ambos os gêneros concordam que as mulheres encontram maior dificuldades para avançar na fase intermediária de suas carreiras – um momento no qual muitas delas escolhem se dedicar mais à família.

Quando questionadas sobre como os homens podem ajudar no avanço feminino, 29% das entrevistadas disseram que a melhor medida seria a criação de caminhos mais claros para promoção de funcionárias. Os homens, contudo, acreditam que a melhor forma é a partir da criação de horários flexíveis.

O estudo também verificou que, entre as companhias analisadas, aquelas que estão fazendo mais para encorajar a presença feminina, como carga horária flexível e programas de liderança voltados para o público feminino, são as que apresentam melhores resultados econômicos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s