Como se tornar uma inspiração para outras mulheres

Julie Katzman, vice-presidente executiva do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é uma grande defensora dos direitos das mulheres. Em uma entrevista concedida no ano passado para Pequenas Empresas e Grandes Negócios durante o Womens Forum, ela disse acreditar que um dos fatores que mais pode ajudar a incentivar mulheres a empreender e a subir em suas carreiras é o exemplo de outras mulheres.

inspirar mulher“Se você não vê mulheres ocupando cargos que você gostaria de ocupar é difícil almejar esses cargos. Como você não vê um exemplo, uma referência, você desiste. É preciso mostrar a outras mulheres que existem líderes femininas dirigindo empresas, fundando negócios de sucesso ou sendo astronautas, matemáticas, cientistas”, afirmou Julie na época.

Seguindo o pensamento da vice-presidente do BID, a colaboradora do site Entrepeneur Zeynep Ilgaz publicou uma lista para ajudar mulheres a se tornarem exemplos. “Claramente, o mundo dos negócios não é mais um clube do Bolinha”, diz a empreendedora em sua última coluna. “Mas, infelizmente, o teto de vidro ainda existe e as mulheres continuam a enfrentar desafios que os homens não precisam enfrentar para avançar em suas carreiras.”

Veja 9 conselhos:

1. Fale quando achar que deve

Quanto mais as mulheres falarem sobre suas ideias, suas áreas de especialização e liderança, mais comum se tornará ouvir vozes femininas corajosas no negócio. Quando as empreendedoras se impõem e falam o que pensam incentivam a próxima geração de mulheres a fazer o mesmo.

2. Assuma mais riscos

Ninguém se torna um influenciador jogando na zona de conforto. Mas é comum as mulheres ficarem para trás quando se fala sobre assumir riscos. Ao deixar que o medo do fracasso do lado de fora da empresa, empreendedoras se projetam como líderes confiantes que farão tudo o possível para conquistar suas maiores ambições.

3. Encontre mentores

Uma das melhores maneiras de se tornar um grande líder é de aprender com os outros que já passaram pelo que você está passando. Um mentor pode abrir portas difíceis de serem abertas e guiar você nas decisões difíceis que terá de tomar quando assumir mais riscos.

4. Faça networking

Para conhecer mentores valiosos, amigos e outras mulheres inspiradoras é preciso dar uma chance ao networking. Participar de eventos sociais, grupos de mulheres empreendedoras e conferências sobre a área da sua empresa é importantíssimo. Um novo cartão de visitas pode significar uma nova oportunidade.

5. Aceite feedback

Não importa se o feedback é de um colega, mentor, amigo ou até da família. Uma opinião pode orientar você a fugir de erros e atingir o sucesso com menos sofrimento. Mantenha uma atitude positiva ao ouvir a opinião de outros a respeito de você e da sua empresa e incentive os outros a fazer o mesmo. Uma atitude construtiva pode transformar obstáculos em oportunidades.

6. Seja uma publicitária

Publicidade não é apenas para celebridades. Ao espalhar noticias sobre você e sua empresa, mostrando ideias com paixão (e até certo glamour), uma mulher de negócios pode tornar-se conhecida, estimular seu perfil de líder e mostrar aos outros que eles podem usar suas vozes também.

7. Mostre-se uma profissional

Ter uma imagem profissional não significa andar de terninho e salto alto para todos os lugares. Significa apenas mostrar confiança. Veja bem, quando você se projeta como uma pessoa confiança, ganha o respeito dos outros. E ter o respeito das pessoas é o primeiro passo para se tornar alguém influente.

8. Trabalhe em conjunto

Esforce-se para criar um mundo onde as mulheres mais jovens podem crescer para se tornarem influenciadoras e terem suas vozes ouvidas. Todos precisam trabalhar juntos, toda a comunidade de homens e mulheres. A hora é agora.

9. Use seus talentos

A maior parte das mulheres é ótima em realizar várias tarefas e resolver problemas ao mesmo tempo. Estas qualidades são ótimas ferramentas para posições de liderança. Use o que você tem de melhor.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s