Dona do negócio sem férias? Veja 5 dicas para se organizar e também descansar

viagem férias

Enquanto muita gente descansou no fim do ano, vários micro e pequenos empreendedores se viram presos ao negócio próprio. Por não terem a quem entregar temporariamente o comando, para eles, tirar férias, viajar com a família e se desligar do trabalho são possibilidades distantes. Mas isso pode ser bem diferente. Basta apenas se organizar. Veja abaixo cinco dicas dos especialistas para empreendedores planejarem as férias.

1. ELEJA UM SUBSTITUTO

É fundamental treinar e dar autoridade a alguém de confiança para gerenciar o dia a dia da empresa na sua ausência. Nada mais danoso que a falta de um líder. Delegue poderes, mas estipule claramente a autonomia que o substituto terá.

2. RESOLVA AS PENDÊNCIAS

Um mês antes das férias, comece a resolver as pendências mais importantes, como a decisão sobre investimentos, a demissão de algum colaborador ou troca de fornecedores. Não deixe para resolver os problemas em cima da hora ou durante o período de descanso.

3. DEIXE UM DEVER DE CASA

É importante fazer uma análise do que precisa ser feito em sua ausência, estipulando uma meta importante para cada pessoa estratégica. Essa tarefa individual deverá ser realizada sem sua ajuda e os resultados deverão ser mensurados em sua volta. Essa situação acaba sendo uma ótima oportunidade para estimular seus colaboradores.

4. DESLIGUE O CELULAR

Muita gente sai de férias e passa o dia no computador ou ao celular e ainda avisa: “se houver qualquer problema me ligue”, o que significa: “estarei disponível”. Férias servem para descansar e também para treinar as pessoas a trabalhar sem você por perto. Desligue o celular, deixe uma mensagem no e-mail sobre a ausência indicando o nome do responsável e peça para ser acionado apenas na urgência.

5. QUEBRE AS FÉRIAS EM DUAS

Se, mesmo depois de todo o planejamento para sair de férias, você julgar que 30 dias é muito tempo longe da empresa, divida o descanso em dois. Dessa forma, a empresa não sentirá tanto a sua ausência e você poderá descansar e ficar mais despreocupado.

Fonte: UOL Economia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s