6 conselhos de mulheres inspiradoras

O TED é conhecido mundialmente por ajudar na disseminação de histórias inspiradoras. Na última semana, ocorreu uma edição do evento organizada pela comunidade (ganhando assim o nome de TEDx) em São Paulo. Pelo palco passaram empreendedores, voluntários, defensores dos direitos humanos, atletas e jornalistas, todos compartilhando suas experiências e lições de vida.

Entre os participantes estavam a chef Carla Pernambuco, a empreendedora Denise Damiani e a coach Vânia Castanheira. Veja seis dos principais conselhos que essas empreendedoras deram nos palcos que podem ser aplicados ao seu dia a dia:

1 – Tenha força de vontade

“Eu tinha muita fome e muita sede”, afirma Carla Pernambuco sobre a sua vontade de se tornar uma chef. Ela estudou teatro e comunicação até que, durante o período em que morou em Nova York, nos Estados Unidos, decidiu se dedicar à gastronomia. Muito estudo, tentativas e erros fizeram com que Carla se profissionalizasse e, em 1995, voltasse ao Brasil para abrir seu primeiro restaurante, o Carlota. Hoje, ela possui mais dois estabelecimentos, o Las Chicas e o Clementina Forno e Fogão.

2 – Arrisque

Antes de ter uma consultoria de inteligência financeira para mulheres, Denise Damiani teve uma longa passagem pelo setor de engenharia da IBM. Nem todo mundo viu a decisão dela de deixar o mundo corporativo para abrir a própria empresa com bons olhos. “Meu pai me chamou de louca por sair da IBM para trabalhar na garagem com o meu marido”, diz. Mas foi arriscando que ela se tornou uma das primeiras empreendedoras brasileiras a desenvolver softwares de home banking no país.

3 – Valorize a equipe

Dar conta de uma carreira com várias ramificações não é tarefa fácil para Carla Pernambuco. “Mas em tudo que faço tenho heróis anônimos que trabalham comigo o tempo todo”, diz. É delegando tarefas e contando com a capacidade da equipe que ela consegue fortalecer seus diversos empreendimentos na gastronomia, televisão e no mercado editorial.

4 – Foque no presente

Aos 31 anos, Vânia Castanheira foi diagnosticada com câncer de mama. A doença fez com que ela ganhasse uma nova perspectiva em relação a vida. “Comecei a prestar atenção na forma como lidava com as situações. Percebi que somos responsáveis pela nossa vida e tudo que acontece ao nosso redor”, diz. “Deletei da minha vida todos os relacionamentos e emoções tóxicas.” Ela preferiu ser otimista em relação ao seu tratamento e criou o blog “Minha Vida Comigo”, onde compartilha suas experiências, além de dar dicas relacionadas a moda e beleza.

5 – Faça uma pausa para refletir

Denise Damiani trabalhou por 35 anos sem parar até que sofreu um acidente. Durante uma viagem à Índia, ela foi atropelada por um búfalo. Isso fez com que ela perdesse três ligamentos e fosse obrigada a descansar por um tempo. Foi nesse período que a empreendedora conseguiu parar para fazer algo de que sempre gostou: conversar com as pessoas. “Eu adorava ouvir histórias de mulheres. Fui me encantando cada vez mais”, afirma. A partir dessas interações, ela teve a ideia para a consultoria que leva o seu nome e é especializada em inteligência financeira para o público feminino.

empreendedora

6 – Persevere

Após toda a sua jornada, Vânia continua a fazer post e vídeos relacionados à saúde e bem-estar, escreveu um livro e se tornou uma coach. “Minha experiência fez com que eu acreditasse e valorizasse a vida de outra forma”, afirma.

 

Deixe um comentário