6 hábitos de milionários para você aplicar em sua vida

Cada empreendedor tem um caminho singular rumo ao sucesso – ou ao fracasso, o que, infelizmente, também pode acontecer. São histórias de vida, habilidades e perfis de liderança diferentes. Apesar disso, existem características típicas de pessoas de negócios bem-sucedidas. A opinião é do consultor e palestrante americano William Patterson.

Para o americano, fatores como inteligência, educação formal ou condição financeira da família não são tão determinantes para levar alguém ao sucesso. No ano passado, o consultor listou algumas características dos milionários. Segundo o especialista, todas elas podem ser aplicadas ao cotidiano de qualquer empreendedor. O blog Nobres Mulheres recuperou essa lista produzida no site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

1. Seja racional

Patterson afirma que muitos de seus clientes mais ricos admitem que não são gênios dos negócios. Eles creditam boa parte do sucesso a uma habilidade bastante útil: tomar decisões racionais. Ao deixar a emoção de lado, os empreendedores conseguem tomar decisões mais objetivas e, normalmente, mais benéficas às empresas.

2. Tenha mentores

Quem administra um negócio sabe: todos os dias, inúmeras decisões precisam ser tomadas. Em muitos casos, a coisa certa a fazer não está bem clara. Em situações como essas, é ótimo contar com a ajuda de um mentor mais experiente. É possível que seu conselheiro tenha passado por situações semelhantes e possa guiar seu empreendimento ao sucesso.

3. Faça contatos

Os clientes de Patterson consideram o networking uma prioridade. Na opinião do especialista, a habilidade de conhecer pessoas, trocar experiências e firmar parcerias corresponde a 80% do que é necessário para fazer um negócio decolar. Segundo ele, o tamanho da sua rede de contatos é diretamente proporcional ao seu saldo bancário.

4. Aprenda coisas novas todos os dias

aprender empreendedoraOutro hábito típico dos milionários é aprender continuamente. Segundo Patterson, seus clientes estão sempre lendo, escutando podcasts, assistindo a vídeos, indo a seminários e procurando por soluções de produtividade. Um detalhe: o especialista ressalta que o aprendizado é um tanto diferente do que recebemos na educação formal – que não provê noções de empreendedorismo aos jovens.

5. Aproveite seu tempo

O tempo é o seu recurso mais valioso. Portanto, não o desperdice em processos ultrapassados e reuniões sem propósito. Outra dica de Patterson é investir em ferramentas que ajudem você e seus colaboradores a produzir mais.

6. Invista certo

Patterson diz que uma fatia significativa dos homens de negócios mais ricos atua em três áreas: na bolsa de valores, em imóveis e no empreendedorismo. O mercado de ações não é dos mais estáveis, mas pode garantir o capital para a criação de um negócio. Ao ter casas e apartamentos, de acordo com o colunista, obtém-se uma renda não tão grande, mas segura e fixa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s