6 habilidades essenciais para ser uma empreendedora bem-sucedida

O destino almejado por qualquer pessoa que abre a própria empresa é o sucesso. Só que, apesar do objetivo igual, os empreendedores podem ser bem-sucedidos percorrendo caminhos bem diferentes.

Apesar das diferenças, há alguns valores que são típicos da grande maioria dos empreendedores bem-sucedidos, por mais que o perfil de cada um seja diferente. A opinião é de Roberto Santos, sócio-diretor da consultoria Ateliê RH, em entrevista ao site Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Santos listou algumas habilidades muito comuns entre quem conquistou o sucesso. Confira:

1. Ambição

Sem vontade de crescer, fica mais difícil conquistar o sucesso. Ser ambicioso é ter coragem, firmeza e aceitar desafios que significam sair de sua zona de conforto. Muitos encaram esse valor como algo negativo, talvez por imaginar que as pessoas ambiciosas podem prejudicar os outros para alcançar seus objetivos, o que não é verdade. Segundo Santos, não existe essa falta de escrúpulos. O que há é um grande instinto de competitividade e vontade de liderar.

2. Controle

Conquistar o sucesso não é fácil. Até tudo dar certo, muita gente contrai dívidas, demora a construir uma boa equipe e sofre para atrair clientes, entre muitos outros problemas. E fica difícil atravessar os maus momentos sem controle emocional para aguentar essa pressão. Santos afirma que empreendedores devem estar dispostos a arriscar. Se você prefere uma vida com mais previsibilidade, talvez o negócio próprio não seja o melhor caminho para você.

3. Perseverança

Outro elemento importante que se destaca em várias listas de ingredientes essenciais no perfil do empreendedor é a perseverança. Sem essa determinação, você desiste ao primeiro sinal de crise. Por isso, é importante acreditar que, por mais que demore um certo tempo, você vai se dar bem.

4. Ser sociável. Ou contratar pessoas sociáveis

O empreendedorismo é uma atividade social. Quem tem o próprio negócio precisa se relacionar, a todo momento, com clientes, funcionários e fornecedores. Por isso, pessoas extrovertidas têm uma certa vantagem. No entanto, isso não significa que os tímidos não têm chance ao empreender. Eles só precisam se cercar de pessoas que sejam boas em relações interpessoais.

5. Ser revolucionário não é obrigatório

Frequentemente associamos a imagem do empreendedor àquela do inventor que transforma uma ideia brilhante em um negócio único e disruptivo. Contudo, segundo Santos, nem sempre o empreendedor é um inventor. Eles podem ser dar muito bem ao aperfeiçoar um produto, ou melhorar os processos de criação de algo.

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6. Autodesenvolvimento contínuo

Quem trabalha em grandes empresas muitas vezes é convocado para participar de treinamentos. O ideal é que, ao empreender, você continue “treinando” sua mente. Vivemos em um mundo em que tudo muda muito rápido e você precisa estar sempre atualizado.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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