Guia orienta empreendedor a construir modelo de negócios

sebrae

O Sebrae publicou no seu portal na internet um guia visual para ajudar empreendedores a construir o modelo de negócios da empresa. Por meio da ferramenta, o usuário vai entender em detalhes cada setor e etapa do futuro empreendimento e criar alternativas para inovar, formas de competir no mercado e contribuir para a lucratividade. O conteúdo integra o projeto Começar Bem, criado pelo Sebrae em 2014 para apoiar quem quer abrir seu primeiro negócio, e pode ser acessado no link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Guia-visual-para-a-constru%C3%A7%C3%A3o-do-Modelo-de-Neg%C3%B3cios-da-sua-empresa?vgnextrefresh=1.

Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, explica que o empreendedor precisa se concentrar em responder perguntas como “O que vou fazer?”, “Para quem vou fazer”, “Como vou fazer?” e “Quanto vou gastar?”. “Os maiores ganhos do Modelo de Negócio são a simplicidade e a rápida implementação. O empresário passa a entender quem vende, quem compra, por quê e como se paga por isso”, esclarece.

O modelo contém nove blocos que devem ser analisados e preenchidos para traçar a realidade da futura empresa: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, atividades principais, recursos principais, estrutura de custos e parcerias principais.

Na Proposta de Valor, o empresário precisa definir seu pacote de produtos e serviços e o valor que ele possui para os clientes. Já no Segmento de Clientes, define-se o tipo de público que a empresa atenderá. Como a empresa fará para alcançar a clientela e entregar sua proposta de valor será definido no bloco Canais. É importante ainda que o empreendedor estabeleça os Segmentos de Clientes para conquistá-los e mantê-los.

Em Fontes de Receita, é essencial que o dono do futuro negócio coloque no papel o dinheiro que a empresa irá gerar, quanto e como irá receber dos clientes. As Atividades Principais englobam as ações mais estratégicas que a empresa deve atender para fazer seu Modelo de Negócios funcionar. Já os Recursos Principais são os necessários para entregar a proposta de valor.

A Estrutura de Custos trata de todas as despesas envolvidas na operação do Modelo de Negócio. E nas Parcerias Principais o empresário vai listar sua rede de fornecedores e parceiros. São exemplos de modelos de negócios as franquias, quando um empreendedor paga uma taxa para usar uma marca já consolidada.

Serviço

O projeto Começar Bem é dirigido para potenciais empresários que já possuem uma idéia de negócio ou aqueles que possuem experiência em trabalhar por conta própria. Veja aqui como o projeto pode apoiar quem quer abrir o próprio negócio: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Seu-neg%C3%B3cio-come%C3%A7a-bem-aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s