50% das franquias são comandadas por mulheres, diz pesquisa

empresária empreendedoraSomente uma em cada dez empresas franqueadoras tem mulheres ocupando todos os cargos de gestão. A informação é da pesquisa “Liderança Feminina no Franchising”, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento mostrou ainda que em 46% das marcas não há nenhuma mulher ocupando postos de liderança.

Sobre as unidades franqueadas, 49% são comandadas por mulheres. “O grande desafio ainda é ampliar a presença das mulheres nos cargos de liderança das empresas franqueadoras. Promover mudanças culturais pelo exemplo é o melhor caminho”, diz Sandra Brandão, coordenadora do Comitê Mulheres do Franchising da ABF, em nota.

Quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina. Em franqueadoras com até cinco anos, 40% funções executivas estão com as mulheres. Já em redes com dez anos ou mais, o número cai para 31%.

Dentro da rede franqueadora, as mulheres estão em função executiva (36%), gerencial (52%), supervisão (54%), conselho (36%) e outros (60%). Só 29% dos entrevistados disseram se importar com a diversidade de gênero na empresa.

O levantamento foi realizado por amostragem e envolveu 241 empresas respondentes em um universo de 2.993 marcas (aproximadamente 8% das redes e 29% das unidades do setor), com nível de confiança de 95%.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe um comentário