Já criou seu plano de negócio? Faça em 20 minutos. É verdade!

plano de negóciosFazer um plano de negócio é, talvez, o maior desafio de qualquer empreendedora. Mas uma matéria publicada no site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios assegura que essa “dor de cabeça” pode ser mais simples e, acima de tudo, eficaz do que você pensa. Isso mesmo.

O material retrata trechos do livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” (Administrando de maneira enxuta: Repita um plano A até chegar em um plano que funciona), do autor Ash Maurya. Segundo ele, é possível fazê-lo em, apenas, 20 minutos. O que achou? Leia o texto abaixo e reflita sobre o assunto.

“Plano de negócio parece ser aquela coisa do outro mundo. Sem falar que algumas pessoas os acham essenciais, outras preferem partir para o effectuation, teoria que acredita em seguir sua intuição e deixar de lado a pesquisa de mercado e outros planejamentos.

Mas se seu medo é gastar muito tempo escrevendo páginas e páginas de um plano, pode ficar tranquilo. É possível fazê-lo em 20 minutos.

Essa é a proposta do livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” (Administrando de maneira enxuta: Repita um plano A até chegar em um plano que funciona), do autor Ash Maurya. Ele pretende aprofundar a teoria da startup enxuta de Eric Ries, dando conselhos práticos de como construir e testar um plano de negócio.

Maurya enfatiza que o empreendedor não pode perder tempo e precisa criar um modelo que seja testável rapidamente. Ele desenvolveu, então, uma planilha com elementos chave para qualquer negócio, em apenas uma folha, e que poderia ser preenchida em 20 minutos. Esses elementos são:

– O problema que você está tentando resolver
– O público-alvo
– Nossa proposta única de valor
– Nossa solução
– Canais
– Fontes de faturamento
– Custos da estrutura
– Métricas importantes
– Nosso diferencial

A ficha pode ser acessada nesse link e parece ser bem simples. Karl Stark and Bill Stewart, fundadores da empresa de consultoria Avondale, descobriram esse novo formato e começaram a explorar cada um desses passos em uma coluna do site da revista Inc.

Na primeira delas, a dupla aborda o primeiro item, o problema que sua empresa se oferece a solucionar. Eles afirmam que precisa ser algo que valha a pena ser resolvido e que atraia um número suficiente de clientes para sustentar sua empresa. Nas próximas semanas, os dois seguirão abordando os próximos tópicos, mas a lista em si parece facilitar bastante o trabalho, não? O que vocês acham? Tentem usar a ficha e compartilhem o tempo que demoraram para fazê-lo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s