5 conselhos para as mulheres vencerem no empreendedorismo

 No dia 1º de setembro, durante o Fórum Empreendedoras, que fez parte do Women Vendor Exhibition and Forum, algumas mulheres de sucesso falaram sobre suas trajetórias. E o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios fez uma matéria com cinco conselhos extraídos de duas grandes empreendedoras: Manuella Curti e Fabiana Franceschi.

A primeira se viu com uma empresa para administrar após a morte do pai e do irmão, que tocavam o negócio da família, a Filtros Europa. Já Fabiana produzia artesanatos de fibra de vidro quando um empresário pediu que ela fizesse ossos sintéticos com o mesmo material. Assim, ela fundou a Nacional Ossos. Tenho certeza que essas dicas são extremamente valiosas para cada uma.

1. Escolhas
“Quando você faz uma escolha, vai ter de deixar os outros caminhos de lado”, disse Manuela, enquanto falava sobre ter assumido a empresa da família. “É preciso ter consciência de que não dá para fazer tudo, não dá para ser tudo”, afirmou a empreendedora. “Eu tento ficar feliz e me realizar com aquilo que eu escolhi. Ajuda muito saber que as escolhas não são para sempre. Se não der certo, você tenta de outro jeito.”

2. Tentativa e erro
Manuela conta que, quando assumiu a Filtros Europa, muitas pessoas perguntavam se ela tinha o sonho de ser empreendedora. “Bem, não sei se eu tinha esse sonho, mas era o que eu tinha à minha frente naquela hora. Você nunca vai saber se consegue ser uma boa empreendedora, uma boa líder, se não tentar.”

3. Profissional x Pessoal
“O que funciona para mim é estar inteira naquele momento”, disse Fabiana, quando questionada sobre como administrava seu tempo entre a empresa e família. “Então, se eu estou com os meus filhos, eu estou inteira ali, totalmente focada neles”. A empreendedora acredita que é difícil dividir a vida e as prioridades. “Mas acho que o mais importante é criar um tempo de qualidade. É estar totalmente focada nos filhos quando se está com eles.”

4. Negócios em família
Fabiana e o marido, Paulo Cesar Filho, são sócios na Nacional Ossos. A empreendedora diz que o ingrediente mais importante para administrar um negócio em família é o respeito. “Temos alguns mediadores entre nós que nos ajudam a tomar decisões quando acontece algum impasse. A gente tenta chegar a acordos de maneira muito racional e a respeitar muito a opinião do outro.”

5. Estilo de vida
Para a presidente da Filtros Europa, o estilo de vida empreendedor costuma deixar de lado hábitos essenciais para qualquer pessoa. “Dormir bem é tão importante quanto trabalhar e pagar contas”, afirmou. A empreendedora acredita que ter uma boa noite de sono e fazer boas refeições contribuem também para o sucesso da empresa. “Meu pai costumava dizer que você é 10% do que fala e 90% daquilo que aparenta. Se você está se sentindo bem, vai parecer bem. Tudo isso mexe com a confiança. E a confiança de um empreendedor tem um poder imenso sobre os negócios.”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s