12 segredos da comunicação que, talvez, você nunca ouviu falar

comunicação empreendedoraEu gosto bastante de ler. Aprendi muita coisa . E, dias atrás, vi um artigo muito interessante no site Jornal do Empreendedor . O material abordava sobre um detalhe, às vezes, deixado de lado entre pessoas bem sucedidas: a comunicação. No texto, e eu concordo com isso, diz que o que torna uma pessoa melhor do que outras é, em muitos casos, habilidades de comunicação pouco conhecidas.  O site listou 12 mais valiosas. Veja quais são:

1. Conecte-se com si mesmo

Para ser um grande comunicador, você deve primeiro saber quem você é e ter confiança em si mesmo e em sua capacidade de se conectar com os outros.

2. Fale com sinceridade

Nada é mais eficaz do que ser sincero quando você se comunica, e nada é mais importante. A sinceridade é a base para uma conexão.

3. Seja consistente

Viva a sua mensagem e pratique aquilo que você prega – você terá um maior alcance e pode gerar mais influência. Sua credibilidade vem da consistência do seu caráter.

4. Esteja conectado com as pessoas

Quando você se comunica, você quer que as pessoas naturalmente entendam o que você está dizendo, mas a verdadeira comunicação envolve se conectar com as pessoas. Você está aprendendo com os outros, não apenas falando com eles.

5. Ouça verdadeiramente

Escute o que as pessoas estão dizendo. Isso não apenas vai lhe dar mais detalhes sobre o que está sendo discutido, como também mostrar respeito e construir conexões.

6. Olhe além das palavras

Não gaste o seu tempo se preparando mentalmente sua próxima resposta. Em vez disso, faça perguntas para esclarecimento e para ter certeza de que você entende completamente o que a outra pessoa está querendo dizer.

7. Mostre respeito

Todos, não importa em que posição ou função estão, merecem ser tratados com respeito. Por ser respeitoso, você irá definir o tom de sua liderança e a maneira como você gostaria que as pessoas falassem sobre você. Respeito gera respeito.

8. Conecte-se para identificar

Tente se conectar verdadeiramente com os outros e encontrar uma maneira de se relacionar com eles. Trabalhar com os outros é uma forma eficaz de desenvolver uma maior compreensão.

9. Saiba perguntar

Uma das formas mais eficientes da comunicação é fazer perguntas. A capacidade de fazer perguntas hábeis e ouvir atentamente respostas é um grande fator de comunicação.

10. Tenha interesses autênticos

Uma coisa é se comunicar com as pessoas, porque você acha que tem algo a dizer, mas ainda é melhor se comunicar come eles porque você acredita que as pessoas têm algo a dizer.

11. Cuide de sua linguagem silenciosa

Sua postura e tom de voz também podem desempenhar um papel. Nosso corpo fala mais alto que nossas palavras, e às vezes podem transmitir uma mensagem de que não temos a intenção de comunicar.

12. Trafegue em 2 sentidos

A comunicação nunca deve ser um monólogo. Os melhores líderes criam um diálogo, ouvindo e convidando outras pessoas a se expressarem. Quando você aderir aos segredos de comunicação dos grandes líderes, você pode começar a desenvolver relações fortes, reunir informações importantes, e aumentar a sua compreensão de si mesmo.

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