Uma pós-venda perfeita resulta em uma nova venda

cliente empreendedora

Para muitos vendedores, o processo de venda se encerra no momento em que o cliente efetua a compra. Entretanto, os vendedores eficientes já começam a partir daí uma nova fase do processo, a pós-venda. É o que diz o especialista em vendas e consultor credenciado do Sebrae no Rio Grande do Norte, Jean Oliveira.

Apesar da qualidade do atendimento ser um aspecto que colabora para realização da venda, Jean Oliveira lembra que essa qualidade deve ser a regra e não exceção. Para o especialista, fatores em conjunto como a definição do público-alvo, localização, comunicação, técnicas de venda e excelente atendimento são os aspectos que trazem resultados eficientes ao processo de venda.

“Um excelente atendimento é diferencial competitivo onde deveria ser obrigação. Não é somente o atendimento que define a venda, alguém pode lhe atender bem, mas se o produto não for o que lhe interessa você provavelmente não irá comprar”, avalia.

Para o especialista, agir como se processo fosse encerrado no momento em que o cliente efetua a compra é um erro. Já que entre as novas etapas da venda estão o conhecimento, comunicação, confiança e continuidade. Esse último fator, diz respeito a qualidade do pós-venda que pode reverter em novas vendas. “Uma pós-venda bem feita é uma pré-venda”, frisa Jean.

Conhecimento que faz crescer

Um aspecto indispensável para manter a qualidade do atendimento, de acordo com o consultor, é o conhecimento do produto e do cliente. Além disso, a gestão de vendas precisa definir metas reais e cobrar do vendedor mostrando como se faz. “A informação é a moeda mais forte para os profissionais de venda e hoje ela é abundante e gratuita, existem muitas palestras, cursos, seminários e congressos à disposição, aproveite seu tempo na internet para estudar”, indica o especialista.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s