4 técnicas de gerenciamento de crises para sua empresa

empreendedoraPor melhor que seja a gestão de uma empresa, é praticamente impossível que não haja algum momento de tensão. Pode ser um prazo apertado, a insatisfação de um cliente ou um erro de alguém da equipe. Quando algo do tipo acontece, é importante gerenciar a crise, a fim de minimizar o impacto do prejuízo.

Uma reportagem, publicada originalmente pela “Inc.”, listou o que é necessário para que um gestor faça o gerenciamento da crise. Confira:

1. Entenda tudo o que aconteceu
Antes de gerenciar a crise, é importante diagnosticá-la, pois só é possível minimizar os problemas após descobrir suas causas. Para isso, converse calmamente com sua equipe e deixe que cada um de seus funcionários exponha seu ponto de vista.

2. A culpa não é só sua
Pode ser também, de acordo com a reportagem, que a crise não tenha sido causada diretamente pela sua empresa. Por exemplo, a razão do problema pode ter sido a insatisfação de um cliente. Mas e se o cliente em questão seja difícil de lidar e sua equipe não pôde lidar com ele? Pode ser que outro time pudesse ter dado conta da situação, claro. Mas, até para evitar a desmotivação, neste caso é melhor suavizar a crítica.

3. Parta para a resolução dos problemas
Com o diagnóstico feito, minimize o impacto da crise. Vá ao foco do problema. Se houve, por exemplo, um problema com um cliente, peça desculpas e diga que está fazendo o possível e o impossível para resolvê-lo. Tal medida pode não ser muito eficaz no curto prazo, mas serve para acalmar quem foi prejudicado pela falha.

4. Aprenda com o erro
O ideal é que a falha não ocorra novamente. Veja o que deu errado e pense no que poderia ter sido feito de diferente. O gerenciamento de crise serve para o curto prazo, mas também deve servir para que, no longo prazo, haja menor chance de erro.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s