Você quer que o cliente ame o seu negócio? Veja 3 dicas

Todo mundo quer ver um cliente amar o seu negócio, certo? Por isso, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios fiz uma matéria sobre o assunto. Ouviu Beatriz Cullen, diretora do Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial. E a profissional listou algumas dicas para quem deseja dar um melhor tratamento aos seus clientes. Eu li e gostei. Por isso, vou compartilhar com vocês. Leia abaixo as sugestões:

Mostre ao cliente que ele é especial

As pessoas gostam de ser lembradas e acabam criando um carinho especial por quem tem esse cuidado. Mandar cartas desejando um feliz aniversário ou bons votos em datas especiais ajuda a criar um laço entre a marca e os clientes.  Uma estratégia ainda melhor é ligar diretamente para a pessoa e assim estabelecer um diálogo mais “humano”.

Segundo Cullen, apesar de serem ações trabalhosas, os custos são baixos e as ações podem ser facilmente implementadas em qualquer empresa. “Coloque-se sempre no lugar da outra pessoa.

Pense como você gostaria de ser tratado e use esse pensamento nas suas estratégias”.
Entretanto, é preciso ter um cuidado redobrado para não parecer que você está tentando um contato falso e forçado. Mostre que a hospitalidade não é uma obrigação, mas sim parte da filosofia da sua empresa.

Responda rápido

Seja em redes sociais, e-mails ou telefone, seus clientes irão tentar se comunicar com sua empresa. As mensagens recebidas podem não ser somente críticas, mas também elogios. Em ambos os casos, as pessoas esperam uma resposta o mais breve possível.

Se você demora para responder, ou simplesmente deixa a mensagem esquecida, pode parecer que sua empresa tem total descaso com as pessoas. Esse é um tipo de atitude que cria uma imagem negativa, e pode provocar uma perda de clientes em longo prazo.

Seja atencioso com os seus funcionários

É fundamental que o cliente se sinta bem quanto está dentro da sua empresa. E isso pressupõe um atendimento bom e gentil. Mas você não pode exigir boas atitudes de seus funcionários se eles não são tratados de forma hospitaleira no ambiente de trabalho.

“Empresas menores que investem forte nos seus funcionários tem incríveis aumentos de hospitalidade”, afirma Cullen. Ambientes menores são mais propícios a darem um tratamento mais personalizado ao cliente, e essa pode ser uma estratégia interessante para quem ainda é um pequeno ou médio empreendedor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s