Quer causar uma boa primeira impressão no cliente? Veja 5 dicas

Empreendedores iniciantes normalmente não têm dinheiro suficiente para ter a mesma estrutura de grandes empresas. Pequenos negócios podem ter menos funcionários, menos departamentos ou um setor de atendimento mais enxuto. Frente a este organograma, parceiros comerciais em potencial podem ter receio de fechar negócios.

Para evitar negativas de clientes e fornecedores, confira algumas dicas, publicadas pela “Entrepreneur”, para fazer sua empresa mais estruturada do que parece.business woman

Vale dizer que as sugestões abaixo devem ser usadas por empreendedores de qualquer tamanho e que donos de pequenos negócios devem tornar suas empresas mais completas conforme elas forem crescendo.

1. Capriche na identidade visual
A primeira impressão é a que fica. E, muitas vezes, a primeira coisa que clientes e fornecedores descobrem sobre sua empresa é a identidade visual. Por isso, capriche nela. Vale dizer que esse conceito não engloba apenas um logotipo. Consiste, na verdade, em códigos de cores, tipografias e grafismos, entre outros elementos, que mostram a identidade de uma empresa.

A identidade visual de uma empresa é coisa séria. Esforce-se para buscar ajuda profissional para a elaboração.

2. E nas redes sociais
Hoje, as redes sociais fazem parte das nossas vidas. É por lá que clientes acompanham as novidades das empresas que eles consomem e entram em contato, quando necessário.

Ter uma fanpage bem organizada e responder rapidamente às mensagens faz com que suas publicações tenham mais impacto e, por consequência, mais pessoas possam curti-la. Ter muitos fãs engajados causa uma ótima impressão.

3. Tenha um site atrativo
Quem está em busca de trabalho e é chamado para uma entrevista, por exemplo, vai direto ao site do seu eventual empregador. O mesmo acontece com todos que podem se tornar parceiros do seu negócio. Tenha um site atrativo de navegação fácil. De preferência, crie páginas responsivas, que se adaptam às telas de todos os modelos de celular e tablets.

4. Demonstre segurança
Grandes empresas têm gestores e empregados capacitados. Por mais que a sua esteja começando, demonstre segurança e defenda suas opiniões com veemência. Vale dizer, claro, que suas palavras podem convencer alguém a tomar decisões importantes. Por isso, caso não saiba do que está falando, não fale qualquer coisa para encerrar a conversa.

Se houver alguma situação parecida com essa, é melhor dizer que precisa avaliar a situação por algum tempo do que dar uma resposta definitiva. Quem fala besteiras demais eventualmente vê sua reputação cair por terra e sua empresa desaparecer.

5. Ter cara de pau
Um único contrato com um cliente pode aumentar consideravelmente suas receitas. Só que pode ser difícil marcar uma simples reunião de prospecção com uma grande empresa. Mas não fique esperando para conseguir o contato de um parceiro em potencial.

Seja cara de pau. Mande mensagens ou telefone. Insista. A reportagem da “Entrepreneur” afirma que o máximo que você terá é um “não” – e que a negativa não vai mudar muito sua vida. Mas um “sim” pode mudar tudo. Tente.

Fonte: Site Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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