Faça do limão uma limonada. Aprenda a usar um problema para tirar benefícios para si

Ao analisar a frase acima, fiquei pensando que, diversas vezes na vida, temos que fazer do limão uma limonada. Não podemos perder tempo lamentando o que deu errado. Precisamos parar, analisar o problema e verificar o que podemos aprender com esse percalço. Precisamos busca o máximo possível de aprendizagem e encontrar algo que nos faça crescer.

Certa vez, eu ouvi um palestrante falando sobre as idas à escola quando era mais jovem. Naquela época, ele afirmou que sempre passava por uma área de cheia de carrapicho. Ao chegar na sala de aula, sua roupa sempre estava cheia destas sementes espinhosas. A professora o fazia sair da classe, e ele só poderia voltar quando tivesse retirado todos os carrapichos.

O palestrante lembra que “morria de ódio” com a situação. Enquanto reclamava, só via o “problema” dessas sementes espinhosas encontradas em algumas plantas. O engenheiro suíço George de Mestral se viu na mesma situação. Essas sementes espinhosas grudavam em suas roupas e também no pelo do cachorro. Mas foi além. Decidiu estudar e tentar entender porque ficavam tão fixos sem possuir nenhuma substância adesiva.

Georges examinou o material por meio de um microscópio e distinguiu diversos filamentos entrelaçados, terminando em pequenos ganchos. Isso causava a potente aderência dos carrapichos nos tecidos. Por fim concluiu ser possível a criação de uma material para unir dois materiais de maneira reversível e simples. Nascia o Velcro, marca de um fixador consistido em ganchos e laços usado para conectar objetos.

empreendedora

Percebeu a diferença!  Enquanto um reclamava do problema, o outro tirou vantagens dele.

Faça de suas dificuldades oportunidades para você crescer ainda mais. Aceite como um desafio a ser conquistado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s